Realmente estes animais são interessantes. Você acha que já ouviu tudo sobre eles?
Que nada, leia esta reportagem da revista Super Interessante.
Superpoderes animais
Cachorros têm um olfato apuradíssimo, morcegos reconhecem objetos pelo som e lagartixas regeneram membros cortados. Por que você não consegue? É o que alguns pesquisadores querem mudar. A revista americana New Scientist pesquisou as possibilidades e as dificuldades de um dia transferirmos superpoderes dos bichos para os humanos.
Ouvido ou morto
Detectar sons muito baixos é vital para corujas, mas difícil para humanos por conta do formato das nossas orelhas. Também deixamos de ouvir freqüências altas, como as ouvidas por morcegos, porque o nosso aparelho auditivo fica escondido no interior dos ouvidos. Cirurgias nos dariam orelhas sensíveis e implantes eletrônicos ampliariam a gama de sons que podemos captar.
Radiação e reação
A radioatividade quebra o DNA em pequenos fragmentos e pode levar à morte. Mas existe uma criatura capaz de suportar até 100 vezes mais radiação que nós: a bactéria Deinococcus radiodurans. A técnica dela - copiar muitas vezes o mesmo fragmento - também é feita, em menor grau, por humanos. Modificações genéticas em bebês podem aumentar essa capacidade. Em adultos, é bem mais difícil.
Tudo a ver
Humanos mal vêem um rato a
Segure o tchan
Cangurus jamais precisariam de pílulas anticoncepcionais. Em circunstâncias difíceis, como falta de alimento ou excesso de doenças, eles interrompem naturalmente a gravidez até épocas melhores. Geoff Shaw, da Universidade de Melbourne, Austrália, é um dos cientistas que pesquisam essa façanha, e acredita que um dia poderemos dar às mulheres o mesmo recurso.
Sem sono nem vela
Aves migratórias não dormem por semanas, então por que você tem que fazer isso todo dia? Drogas existentes, como o Modafinil, deixam uma pessoa acordada por 48 horas com poucos efeitos colaterais.
Os laboratórios estudam agora drogas mais poderosas. Alguns prometem que em breve será possível se virar com 3 ou 4 horas de sono por dia, sem problemas.
Olfato consumado
Cachorros reconhecem qualquer coisa pelo cheiro. A bióloga Debra Ann Fadool, da Universidade da Flórida, EUA, acha que poderíamos fazer o mesmo. Ao bloquear o gene Kv1.3 em ratos, ela aumentou entre 1000 e 10 mil vezes a sensibilidade deles a cheiros. Também temos esse gene - resta saber o que ele pode fazer por nós.
Dá uma mãozinha
Corte a pata de uma lagartixa e, 3 meses depois, lá está uma outra. De alguma forma, elas cobrem a região de células-tronco, normalmente encontradas só em embriões, que se dividem até formar uma perna nova. Como os humanos têm 85% dos genes parecidos com os dos anfíbios, adultos teriam uma habilidade "adormecida" de também regenerar seus órgãos.
Sem ar não custa nada
Algumas focas da Antártida suportam até 30 minutos sem respirar. Elas têm músculos cheios de mioglobina, uma proteína capaz de armazenar grande quantidade de oxigênio, o que permite concentrar quase todo o sangue no cérebro durante os mergulhos. Por meio de drogas ou terapias genéticas, cientistas da Universidade do Texas pesquisam maneiras de aumentar a mioglobina nos músculos humanos.
Bruno Vieira Feijó
Super Interessante,04/2006,Edição 225.